A humidade é um problema frequente em muitas casas sendo perigosa tanto para o edifício como para a saúde daqueles que o habitam. A humidade excessiva provoca a aparição de ácaros, fungos e microrganismos muito prejudiciais para os habitantes e problemas relacionados com a estrutura do lar. Portanto, é importante determinar o tipo de humidade que afeta a casa para encontrar uma solução. A humidade pode ser causada por diferentes causas, sendo as mais comuns as infiltrações e condensações. Humidade por infiltração As infiltrações são causadas pela água que penetra desde o exterior para o interior da casa devido à deficiente impermeabilização dos elementos. A chuva é muitas vezes a principal causa da humidade por infiltração que provoca o desgaste dos materiais de construção, colocando muitas vezes a resistência estrutural do edifício em risco. Este tipo de humidade manifesta-se frequentemente em telhados, coberturas, juntas de dilatação e paredes que estão em contacto com o solo O seu aspeto mais habitual é na forma de manchas escuras e descolagens nas paredes. Humidade por condensação é o tipo de humidade mais vulgar nas habitações e acontece quando o vapor de água que produzimos no interior das habitações entra em contacto com superfícies mais frias e condensa, formando gotículas de água. Aparece geralmente nos cantos das paredes e tetos e acaba por se manifestar sob a forma de inestéticas manchas pretas ou castanhas. Assim, ao contrário das infiltrações que surgem de “fora” para “dentro”, a condensação é uma humidade que é produzida no interior da habitação através das atividades diárias como respirar, tomar banho, cozinhar, lavar e secar roupa, etc.
INFILTRAÇÃO VS CONDENSAÇÃO A principal diferença entre a humidade por infiltração e por condensação é a sua própria origem que pode ser no interior (condensação) ou no exterior (infiltração) da habitação, mas existem outras diferenças: A infiltração pode ocorrer em qualquer época do ano. A condensação geralmente ocorre no outono ou inverno; A condensação geralmente aparece devido à falta de um bom isolamento nas paredes da casa e pouca ventilação, a infiltração ocorre devido à deficiente impermeabilização dos elementos construtivos da habitação.
Quando ocorre uma infiltração, uma mancha muito marcada na superfície é sempre visível. Por outro lado, a condensação pode aparecer de uma maneira mais diversa. Por exemplo: humidade nos espelhos e janelas, fungos nos cantos, tintas e gessos descolados, maus cheiros, etc.